quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Biodigestor


Biodigestor anaeróbico é um equipamento usado para a produção de biogás que pode ser queimado ou utilizado como combustível, uma mistura de gases, com cerca de 75% metano e 25% CO2, produzida por bactérias que digerem matéria orgânica em condições anaeróbicas. Um biodigestor nada mais é que um reator químico em que as reações químicas têm origem biológica.
Os resíduos sólidos da biogasificação podem ser tratados aerobiamente para formar composto orgânico.
Relação Carbono/Nitrogênio

Este é um parâmetro muito importante e está relacionado com as condições em que se desenvolve o processo biológico da fermentação. A relação carbono/nitrogênio ideal para uma digestão ótima está na faixa de 20 a 30:1, isto é, 20 a 30 partes de carbono para uma de nitrogênio. A maioria dos estercos de animais possuem baixa relação C/N, pois possuem muito nitrogênio e devem ser corrigidos com resíduos vegetais como palhas, sabugos, serragem, etc., para atingir o ponto ideal.
MaterialRelação C:N
Grãos de Café20:1
Espigas de Milho60:1
Esterco de Vaca20:1
Restos de Fruta35:1
Aparas de Grama20:1
Esterco de Cavalo com Detritos60:1
Folhas60:1
Jornal50-200:1
Folhas de Carvalho (Verde)26:1
Musgo de Turfa58:1
Folhas de Pinheiro60-110:1
Esterco Apodrecido20:1
Serragem / Madeira600:1
Serragem exposta ao ar por dois meses325:1
Palha80-100:1
Restos de Tábua15:1
Aparas de Vegetais12-20:1
http://casa.hsw.uol.com.br/compostagem1.htm

Teor de água:
O produto que for para a câmara de fermentação precisa ter um percentual de água de 90 a 95% em relação ao peso do mesmo. Tanto o excesso quanto a falta de umidade é prejudicial à produção de gás.


Biofertilizante:

 Solido
O Biofertilizante Solido é o subproduto da biodigestão e é de extrema importância como o próprio biogás.
Para conseguir o fertilizante deve-se coar a mistura
Substancia que contém micro-organismos vivos que, quando aplicados em sementes, superfície da planta, ou solo, coloniza a rizosfera ou o interior da planta e promove o crescimento da mesma pelo aumento da disponibilidade e suprimento de nutrientes, ou aumentando o acesso aos nutrientes pela planta (maior superfície radicular).
Liquido
O Biofertilizante Liquido é outro subproduto da digestão biológica que pode ser aplicado junto com a irrigação nas plantas fazendo com que os nutrientes sejam absorvidos mais rapidamente junto com a água.
O fertilizante liquido também pode ser produzido com o chorume da compostagem (http://renanbrunelli.blogspot.com.br/2013/01/compostagem-vermicompostagem-e.html) misturado com esterco bovino fresco e um pouco de serragem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário