segunda-feira, 20 de abril de 2015

horticultura basica

Vou tratar basicamente de como se pode montar uma horta, seja ela para consumo próprio ou para venda, aproveitando o máximo possível do espaço e tornando ela mais produtiva:

Primeiro item é a capina do local, ela deve ser feita para retirar as plantas indesejadas do local e deve ser evitada a forma de queimada (coevara), pois ela ira deixar o solo pobre de matéria bruta que as plantas absorvem. Eu aconselho capinar o terreno e amontoar em forma de leras que podem ser recobertos por terra do próprio local e posteriormente plantar ramas de batata aproveitando que ficara fofo devido ao capim para que as batatas cresçam.

Posteriormente se deve pensar na formação de canteiros. Isso pode ser deito aerando a terra e amontoando-a em leras de 1x1, 1x2, 1x3, .... dependendo do tamanho do terreno. Uma observação importante é a de observar a declividade do terreno e formar os canteiros para barrar a enxurrada e não colocar em direção a caída de água para evitar erosões, como se fosse curva de nível.

Com os canteiros definidos pode ser feita adubação, orgânica ou química, misturando o material ao canteiro e deixando descansar pelo menos 2 dias e no máximo 15 dias, pois nesse período a terra ira incorporar os nutrientes.

Após isso as mudas podem ser colocadas uma a uma e em seguida regadas para garantir o processo de fixação.

Para que a horta produza maior quantidade de frutos é aconselhável o uso de plantas companheiras como já disse na postagem anterior. Essas plantas irão ajudar na polinização e no controle biológico de pragas, ou ate mesmo podem servir de apoio para o crescimento da planta que se deseja obter os frutos, por exemplo o uso de feijão guandu e em seguida a plantação de produtores de cipós como maracujás ou outros feijões.

Tanto para hortas de grande produção ou pequenas eu aconselho o uso de canteiros mistos com temperos, isso serve para atrair uma gama variada de insetos polinizadores e espantar pragas, geralmente planto mais de 15 tipos variados de temperos em um único canteiro ai os outros uso cada canteiro para cada planta.

Galera isso é só o básico, bem básico para quem está começando a ter contato com a horticultura.
Caso tiverem alguma duvida sobre hortas deixem nos comentários que eu lhes respondo um a um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário